Na segunda quinta-feira do mês de novembro é comemorado o Dia Mundial da Qualidade. Todos os anos, é trabalhado um tema específico, sendo geralmente inspirado pelo temas definidos pelo CQI (Chartered Quality Institute), que é um dos órgãos pioneiros na sistematização e promoção de técnicas, ferramentas e mentalidade, e por isso é mundialmente reconhecido pela promoção da Qualidade.
O tema desse ano é: “100 anos de Qualidade”
O marco “100 anos de Qualidade” foi assim determinado pois marca as primeiras iniciativas formais e sistemáticas em Gestão da Qualidade, logo após o fim da 1ª guerra mundial. Assim, mesmo que tenham havido iniciativas anteriores, nesse período a qualidade “começou a tomar o mundo”.
Com esse foco, a Costa Esmeralda Trading relembra nesse dia tão importante os principais pilares da qualidade e convida você, colaborador, a ser atuante na Vivência da Cultura da Qualidade aqui implantada.
Perguntamos: O que é qualidade?
- Processo contínuo, cíclico e que promove a melhoria (PDCA);
- Internacionalmente reconhecido, já que suas diretrizes podem ser aplicadas em qualquer organização.
A nossa Empresa, uma Trading que reduz a distância entre os países e as relações comerciais com o mundo inteiro através de um atendimento e prestação de serviço de importação confiável, dinâmico e qualificado (missão).
O que é essa qualificação?
- É ter diretrizes bem definidas, com processos e atividades descritas, documentadas e padronizadas, de forma que os erros e riscos sejam minimizados.
- É a habilidade de evitar e resolver problemas de forma ágil e assertiva.
Mas quem faz isso tudo acontecer?
As pessoas.
Para isso, essas pessoas devem ter conhecimento, habilidade e estar motivadas.
Tudo está amarrado. É um processo cíclico. As pessoas é que garantem a execução correta dos processos e diretrizes e entregam a estratégia definida pela Alta Direção.
Com o funcionamento pleno das diretrizes, com as pessoas corretas e felizes, com os processos e procedimento acontecendo da forma que foram definidas, conseguimos entregar valor aos clientes, atender as necessidades, tornando-os assim fiéis e duradouros (visão).
Resumindo:
Está em nossas mãos a mudança, o fazer correto, porque é correto e não porque tem alguém cobrando ou olhando.
Depende de cada um, nas coisas mais simples do dia a dia, efetivamente trabalhar com qualidade, viver com qualidade.
Propomos uma virada de chave efetiva, e que mesmo com o stress e correria, com a pressão, com os problemas, com as adversidades, lembrem-se sempre que depende de cada um viver esta cultura e entregar o melhor para nossos clientes internos e externos. Entregamos um mimo à nossos colaboradores, a bolinha anti stress é para que todos nós tenhamos presente que: a qualidade está em nossas mãos!
Qualidade não é um ato, é um hábito. (Aristóteles)