Costa Esmeralda - Trading Company

Cultura da Qualidade: como promover essa mudança na sua Empresa?

Cultura da Qualidade: como promover essa mudança na sua Empresa?

Cultura da Qualidade: como promover essa mudança na sua Empresa?

20 de maio de 2019

Para que os negócios caminhem bem é preciso que os fundamentos, princípios e missões estejam alinhados com os clientes e, é claro, principalmente com os colaboradores. A cultura da qualidade, por exemplo, é uma mudança que requer uma série de fatores. Não basta que a empresa diga que possui qualidade, é preciso que o mercado ateste essa competência.

Então, como saber se a minha empresa tem essa qualificação? Primeiro, é preciso olhar para a forma como é feita a gestão. De nada adianta oferecer um bom serviço aos clientes se não houver um sistema de gestão interna que permita entender os fluxos, as demandas de mercado e até as necessidades de quem atua na própria empresa.

 

A receita de sucesso envolve aprendizado, ambiente de qualidade e engajamento

O sonho de todo empresário é obter lucro. Embora essa pareça uma tarefa fácil, ela está relacionada ao modo como os clientes se sentem satisfeitos e, é claro, com a valorização que dão ao serviço recebido. Mas não é somente isso. Os clientes querem alguém que atenda suas expectativas e vá além. Afinal, é preciso garantir melhorias de qualidade.

Essas mudanças acontecem por meio do aprendizado e funcionam, na prática, quando todos estão envolvidos. Os líderes e os diretores, de modo geral, devem servir como exemplo de cultura da qualidade.

Para ilustrar: não basta que sejam feitos eventos dinâmicos ou motivacionais se as lideranças não participam da mudança nem possuem um comportamento de referência.

O ambiente empresarial também conta pontos na cultura da qualidade. Associado a uma equipe que atua de forma conjunta e com foco na qualidade, juntamente aos exemplos de liderança e aos colaboradores que tentam implementar mudanças, o resultado significa melhorias para todos os segmentos.

 

Princípios básicos para a mudança na cultura da qualidade

É necessário que haja alguns princípios fundamentais para que a cultura da qualidade aconteça em sua totalidade. Vamos a esses princípios:

Engajamento da equipe na cultura da qualidade: é a equipe que representa como a empresa atua. Por exemplo, se os colaboradores não estiverem comprometidos, dificilmente as mudanças irão acontecer. É preciso, portanto, absorver as habilidades de cada trabalhador e transformá-las em estratégias-chaves. E como se faz isso? Por meio da comunicação com os trabalhadores e da sua capacitação para agirem por conta própria.

Líderes engajados: são eles que inspiram a equipe para melhorias organizacionais. Nesse sentido, é preciso que tenham visão estratégica para direcionar as atividades e promover o envolvimento da equipe nas mudanças. Essas mudanças perpassam por exemplos práticos, orientação sobre a organização e a transmissão da mensagem que a empresa considera fundamental.

 

Comunicação interna: espaço de valorização dos colaboradores

É importante acrescentar também que a comunicação interna é outro item fundamental na cultura da qualidade. A divulgação de informações sobre os processos da empresa faz com que o colaborador se sinta parte daquilo, esteja integrado e, ao mesmo tempo, seja valorizado. Afinal, ele precisa saber se o que tem produzido diariamente tem impactado a organização de alguma forma.

Para isso, a organização também necessita de um plano de comunicação, documento que deve conter as principais abordagens para que o trabalho desenvolvido pela empresa e pelos colaboradores seja reconhecido. A mudança virá quando houver harmonia entre líderes, colaboradores e clientes.

 

Gostou das orientações e ficou curioso para saber quais serviços oferecemos? Fazemos assessoria em comércio exterior e temos o maior prazer em criar uma parceria com você. Entre em contato conosco por meio da página “contato” e saiba mais sobre os benefícios!

Assine nossa newsletter
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será comercializado ou compartilhado com qualquer outra pessoa.

compartilhar