Costa Esmeralda - Trading Company

Ferramentas da Qualidade – como elas te ajudam no ambiente organizacional?

Ferramentas da Qualidade – como elas te ajudam no ambiente organizacional?

Ferramentas da Qualidade – como elas te ajudam no ambiente organizacional?

11 de fevereiro de 2019

Para uma empresa ser bem-sucedida, é essencial estabelecer sistemas de aprimoramento dos processos para melhorar o ambiente organizacional cada vez mais. Esse ganho em performance é possibilitado pelas ferramentas da qualidade, um conjunto de ações que visa avaliar e melhorar o desempenho da sua empresa e de todos os processos envolvidos.

Em outras palavras, as ferramentas da qualidade são instrumentais para a manutenção da competitividade, a redução dos custos, o aumento da produtividade e para melhorar a satisfação dos clientes.

Por isso, preparamos o artigo a seguir com os principais conceitos sobre as ferramentas da qualidade e como elas podem melhorar os processos da sua empresa.

Boa leitura!

O que são Ferramentas da Qualidade?

Segundo a ABNT NBR ISO 9000, que estabelece os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade, o sucesso de uma organização depende da implementação e da manutenção de um sistema gerencial direcionado para melhorar o desempenho continuamente.

Assim, a norma propõe oito princípios de gestão da qualidade que podem ser usados para melhorar o desempenho das empresas, proporcionando a tão almejada qualidade total.

São elas:

> Foco no cliente;

> Liderança eficiente;

> Valorização de pessoas;

> Abordagem dos processos;

> Abordagem sistêmica a gestão;

> Melhoria contínua;

> Abordagem factual para tomada de decisão;

> Benefícios mútuos em relações com fornecedores.

A partir desses princípios, foram desenvolvidas diversas ferramentas da qualidade, com características particulares que podem ser mais vantajosas para algumas organizações e não para outras. Assim, abordaremos a seguir como as três principais ferramentas da qualidade podem auxiliar a melhorar o ambiente organizacional.

Quais as 3 principais Ferramentas da Qualidade?

1 – Fluxograma

Conhecido como gráfico de processos, o Fluxograma é uma representação gráfica das etapas de um procedimento qualquer. O Fluxograma permite entender como funciona a estrutura de um projeto ou de um processo produtivo, por exemplo, e ilustra cada etapa para delimitar o melhor caminho a ser percorrido.

Com o Fluxograma, é possível entender melhor como o processo em questão deve se desenrolar, facilitando a elaboração das atividades, desenvolvendo um cronograma coerente e identificando problemas em cada uma das etapas.

2 – Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe)

Criada em 1962 pelo engenheiro de controle da qualidade, Kaoru Ishikawa, o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta que analisa causas e efeitos para chegar até as causas-raízes de um problema.

Todas as organizações têm problemas que precisam ser resolvidos para melhorar a qualidade. O Diagrama de Ishikawa identifica o problema e apresenta todos os fatores que podem contribuir para solucionar a questão, incluindo causas primárias e secundárias.

Segundo o método, seis fatores podem influenciar em todos os processos e, se forem melhorados, têm o potencial de resolver o problema: máquinas, materiais, mão-de-obra, método, meio-ambiente e medidas.

Obviamente, muitos desses fatores estão relacionados com a produção industrial, entretanto, eles podem ser muito úteis em qualquer organização, bastando utilizar aqueles que estão presentes.

3 – Checklist

Essa é a ferramenta de qualidade mais simples e mais usada. Também conhecida como Lista de Verificação, o Checklist ajuda a acompanhar o andamento de um processo e a garantir que nada saia dos trilhos.

Através da Checklist, é possível se organizar e executar cada processo sem pular nenhuma etapa, e qualquer pessoa nova pode entender em que ponto o tal processo se encontra.

Utilizando as ferramentas da qualidade, é possível ter uma visão global sobre a qualidade da sua organização, corrigir erros e aumentar a competitividade.

Gostou do artigo? Então conheça os serviços da Costa Esmeralda, uma Trading Company especialista em operações de importação que está apta a cuidar dos seus processos com excelência, conhecimento e menores custos!

Assine nossa newsletter
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será comercializado ou compartilhado com qualquer outra pessoa.

compartilhar