Costa Esmeralda - Trading Company

Planejamento tributário, como ele pode te ajudar a reduzir custos na importação?

Planejamento tributário, como ele pode te ajudar a reduzir custos na importação?

Planejamento tributário, como ele pode te ajudar a reduzir custos na importação?

15 de abril de 2019

A principal vantagem de se fazer um planejamento tributário é a economia no gasto da empresa com impostos. Como se sabe, a elevada carga de tributos do Brasil dificulta muito a sobrevivência de diversos negócios.

Logo, o empreendedor deve buscar alternativas viáveis e legais para diminuir qualquer impacto sofrido pelo caixa da empresa. Você sabia que é por meio desse planejamento que as empresas atuantes no comércio exterior conseguem reduzir os custos na importação?

Porém, não se trata de um processo simples, já que exige um aprofundado conhecimento contábil e jurídico sobre tributação empresarial. No caso das empresas do comércio exterior, elas devem ser orientadas por uma assessoria especializada nos tributos vinculados ao setor.

A seguir, nós vamos explicar por que o planejamento tributário é essencial na redução dos gastos com impostos de qualquer empresa. Além disso, você também saberá como as empresas do comércio exterior podem se beneficiar disso. Continue a leitura para descobrir!

 

Regimento tributário adequado

 

Independentemente do ramo de atividade da empresa, ela precisa de um modelo de tributação adequado. Dessa forma, é possível evitar o gasto desnecessário com impostos.

Sempre que uma organização escolhe um regimento tributário inapropriado, ela amplia a quantidade de impostos que incidem sobre ela. Consequentemente, uma carga tributária que já é normalmente alta se torna ainda pior.

Em um período de médio e longo prazo, a empresa pode se ver em uma situação extremamente delicada. Como não sobra dinheiro para investir, o nível de competitividade dela no mercado passa a ser irrisório. A última consequência é a falência.

Com um planejamento tributário bem elaborado, você se assegura que o dinheiro revertido em impostos será o estritamente devido ao Fisco. Assim, não é necessário se preocupar com ações de embolsos na Justiça, por exemplo — o que pode levar muito tempo.

 

Acordos de preferência tarifária

 

Se a sua empresa trabalha com importação, saiba que ela pode se beneficiar de vários acordos internacionais. Assim, você pode priorizar as transações feitas com fornecedores que oferecem tarifas mais amigáveis.

Para descobrir quais são esses grandes parceiros comerciais, basta dar uma olhada na lista exibida pelo CAPTA (consulta aos acordos de preferências tarifárias).

 

Isenções fiscais previstas em lei

 

Finalmente, nós temos as isenções fiscais. Trata-se de medidas usadas pelo governo para incentivar variados setores da economia. Essa é mais uma excelente maneira de reduzir os custos na importação.

Para ser mais específico, você pode recorrer ao chamado Drawback. Nesse regime de tributação aduaneiro, as empresas do comércio exterior conseguem uma diminuição acima de 70% dos custos atrelados aos insumos importados.

O Drawback é subdividido em 3 grupos:

suspensão;

isenção;

restituição.

Em se tratando da suspensão, os seguintes tributos são suspensos pelo prazo de 1 ano:

PIS;

COFINS;

PIS-importação;

COFINS-importação;

IPI;

AFRMM;

Some-se a isso a isenção do ICMS que incide sobre qualquer elemento agregado à produção de mercadorias destinadas à exportação. Se necessário, a empresa ainda pode recorrer ao Drawback de restituição, pelo qual ela recupera determinados montantes gastos com tributos.

Todas as formas descritas acima são muito eficazes na hora de amenizar o peso da carga tributária. Basta que você seja amparado por peritos em tributação do comércio exterior. Esta é a única forma de a sua empresa reduzir os custos na importação com rapidez, objetividade e eficácia.

 

Por isso, não perca mais tempo e acesse o nosso site agora mesmo! Nós temos uma equipe especializada no comércio exterior e pronta para oferecer a solução que a sua empresa tanto precisa! Se houver qualquer dúvida, basta entrar em contato conosco pelo nosso site.

 

Assine nossa newsletter
Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será comercializado ou compartilhado com qualquer outra pessoa.

compartilhar