Costa Esmeralda - Trading Company

Processo de Importação: 3 dicas para otimizar e simplificar a importação para sua empresa

Processo de Importação: 3 dicas para otimizar e simplificar a importação para sua empresa

Processo de Importação: 3 dicas para otimizar e simplificar a importação para sua empresa

19 de novembro de 2019

Com a facilidade de contatar fornecedores de todo o mundo, o processo de importação se tornou uma prática ordinária no mercado. Empresas comumente adquirem matéria-prima e/ou produtos prontos para utilizar em seus serviços, seu processo produtivo ou mesmo vender em suas lojas.

Apesar de ser costumeiro, isto não significa que o procedimento seja fácil. Isto acontece principalmente por causa das burocracias entre países, a fim de evitar fraudes e abusos, e pelo tempo de deslocamento da mercadoria.

Por este motivo, buscar melhorias no processo de importação é essencial para otimizar o sistema na medida do possível. Entre pagamento de taxas, emissão de nota fiscal e organização de documentos e de produtos, tudo que for possível simplificar é bem-vindo para quem trabalha com importação. Aprenda como facilitar e aprimorar o processo de importação na sua empresa.

Controle a documentação do processo de importação

Um dos maiores problemas das empresas ao importar é relativo à documentação necessária. O processo de importação é extremamente regulado, ele requer que os interessados nessa movimentação sigam as regras e etapas necessárias.

Naturalmente serão requisitados uma série de arquivos, com: Certificado de origem, Licenciamento de importação e fatura de compras, para citar alguns. Caso falte algum dado ou ele tenha alguma incoerência, a empresa sofrerá as consequências legais. Por isso, criar um método de emissão e arquivamento de toda a papelada de cada compra é essencial.

Para a maioria dos documentos, a organização pode requisitar através do portal da Siscomex. Além disso, o site também pode ser um aliado da organização, já que fornece as informações necessárias para saber quais são as leis e documentos necessários em vários casos.

Planeje todas as etapas do processo de importação com antecedência

A logística é parte de grande importância para o processo de importação. Não basta apenas pensar no que comprar no exterior e escolher o fornecedor, deve também analisar como movimentar a carga.

É importante pensar na melhor forma de fazer o transporte, tanto para chegar ao Brasil escoar dentro do país.

Por isso, mesmo que o transporte seja a última etapa da logística após o despacho aduaneiro, ele não pode ser deixado de lado. Planejar a importação do começo ao fim evita problemas e estresse com a mercadoria. Além de ajudar a economizar já que poderá calcular o melhor frete.

Tenha uma assessoria de comércio exterior

Se a sua empresa trabalha com importação ou quer entrar nessa modalidade de negócio, ter o auxílio de uma assessoria em comércio exterior pode valer muito a pena. Com múltiplas cargas para gerenciar e desconhecimento do processo burocrático é normal perder o controle. Especialmente em caso de cargas que necessitam de documentos diferenciados.

Assim, contar com a ajuda de uma empresa especializada nesta área, como uma Trading Company, diminui as chances de erros. A assistência durante o processo de importação colabora na otimização deste procedimento demorado e criterioso.

Acompanhar as constantes mudanças de regras da Receita Federal é complicado para a gestão. A assessoria em importação fica responsável por este acompanhamento. Além de orientar como economizar em algumas etapas ao escolher os melhores métodos no processo de importação da sua empresa.

Para que o processo de importação da sua empresa siga conforme o desejado, com tempo e custo otimizados, conte com a gente. Confira todos os nossos serviços e, em caso de dúvida, entre em contato que nossos especialistas responderão.

 

 

Assine nossa newsletter
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber novidades!
Nós odiamos spam. Seu endereço de email não será comercializado ou compartilhado com qualquer outra pessoa.

compartilhar